As plantas tóxicas são mais comuns do que você imagina. Na verdade, algumas das espécies mais populares entre os jardineiros de plantão são um grande perigo, mas isso não quer dizer que você não deve ter essas verdinhas em sua casa.
Com atenção e, principalmente, conhecimento, você saberá identificar uma espécie venenosa sem problemas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça dez plantas tóxicas.
Tabaco
Trata-se da planta não-alimentícia mais cultivada no mundo para fins comerciais, na chamada fumicultura, que se destina à indústria de cigarros. O tabaco é extremamente tóxico pois todas as partes de sua estrutura, em especial as folhas, contêm os alcalóides nicotina e anabasina, que causam uma série de sintomas pelo simples contato com a pele. Se as folhas estiverem úmidas, aumenta ainda mais a absorção das substâncias pelo organismo.
Os trabalhadores rurais que cultivam a espécie relatam sintomas como tremor, dor no corpo, dor de cabeça, tontura, arritmia cardíaca e vômitos que podem durar dias, o que é conhecido como “doença da folha verde do tabaco”.
De acordo com a literatura médica, qualquer ingestão de tabaco deve ser considerada potencialmente perigosa, especialmente por crianças. Além disso, há o problema do consumo dos cigarros.
A epidemia de tabaco, como classifica a Organização Mundial da Saúde, é uma das maiores ameaças à saúde pública do planeta: são mais de 8 milhões de mortes todo ano. Destas, 7 milhões são resultado do uso direto do tabaco, enquanto 1,2 milhão de mortes são de pessoas não-fumantes expostas ao fumo passivo
Ervilha-do-rosário
A ervilha-do-rosário é uma planta trepadeira originária da Índia, com vagens que exibem sementes vermelhas e pretas.
A planta é facilmente encontrada em Moçambique e suas sementes secas são muito usadas em artesanatos, como colares e pulseiras. Porém, se elas forem ingeridas, podem ser letais, já que possuem abrina, uma proteína capaz de causar falência dos órgãos em poucos dias.
Mamona
Nativa do continente berço da humanidade “África”, a mamona é um arbusto com propriedades muito utilizadas pela indústria química, como na produção de biodiesel.
Tem folhagens, frutos e flores ornamentais. As sementes são altamente tóxicas e mortais, por conta da presença de ricina, uma substância que causa vómitos graves, diarreia e convulsões. Especialmente perigosa quando ingerida acidentalmente por crianças e animais.