Existem muitas medidas e recomendações simples de saúde visual que podemos tomar para evitar problemas de saúde ocular ou, pelo menos, minimizá-los e impedir que tenham consequências mais graves. No artigo de hoje, apresentaremos 10 dicas necessárias para manter uma visão e audição saudáveis. Acompanhe!
Confira 5 dicas para manter os olhos saudáveis:
1 – Evite coçar os olhos
Um hábito comum, mas muito prejudicial para a nossa visão é esfregar os olhos. Se feito com frequência pode resultar em vários problemas oculares, como o ceratocone e descolamento de retina. A região dos olhos é uma estrutura sensível e qualquer cisco ou sujeira podem irritá-los facilmente e causar vermelhidão. Além disso, a pressão ao coçar pode provocar lesões, danificar a córnea e até desenvolver doenças mais graves. Sem contar que as nossas mãos acabam se tornando ferramenta de transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos, levando a problemas como a conjuntivite.
2 – Lubrifique os olhos
Ao longo do dia, os olhos podem perder a lubrificação e apresentar sintomas irritantes, como vermelhidão, dor e irritação. No caso de sofrer de olho seco, é melhor ter algum tipo de colírio ou lágrimas artificiais para umedecê-los e ajudar a manter uma visão saudável — mas lembre-se, qualquer medicação só pode ser indicado pelo seu especialista.
3 – Proteja os seus olhos do sol
A radiação ultravioleta é a principal responsável por vários distúrbios oculares que diminuem sua capacidade. É essencial protegê-los usando óculos escuros com filtro solar que inibem a ação desses raios.
4 – Limpe a maquiagem
O excesso de maquiagem nas pálpebras e áreas próximas aos olhos pode ter um impacto negativo dos produtos químicos que podem entrar no interior dos olhos. É essencial remover esses produtos todos os dias, pois eles podem causar problemas de visão e impedir a oxigenação dos órgãos da pele e dos olhos.
5 – Use óculos de proteção
Mais do que um luxo, os óculos antirreflexo tornaram-se uma necessidade para cuidar da saúde dos olhos, pois evitam que as luzes artificiais causem um excesso de tensão à sua visão. Recentemente algumas pesquisas têm demonstrado que a luz azul, ao incidir na retina, acelera o envelhecimento dessas células, podendo causar a DMRI de forma precoce.
Agora confira 5 dicas para manter os ouvidos saudáveis:
Evite usar fones de ouvido
Fones de ouvido potencializam ainda mais o som, então, é bom evitar o uso. Se isso não for possível, tente manter o volume médio. Para se ter uma ideia, 85 decibéis por 45 min é o máximo que o seu ouvido pode escutar sem que haja danos. Uma boa maneira de saber se o volume está adequado é verificar se você consegue conversar com alguém mesmo ouvindo música.
Além disso, prefira os modelos que são usados do lado de fora da orelha, pois são menos nocivos. Além disso, manter os fones sempre limpos e não compartilhá-los com outras pessoas também são medidas importantes para evitar contaminações.
Evite ficar muito tempo ao telefone
Sim, saiba que conversas longas ao celular também podem ser prejudiciais aos seus ouvidos. E não somente pelo volume e intensidade do som. Dessa vez, os problemas são os riscos que as ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho podem causar à saúde.
Mantenha hábitos saudáveis
Alimente-se de forma saudável, de 4 a 6 vezes ao dia, e evite o excesso de cafeína e alimentos muito doces ou muito salgados, além do álcool e do tabaco. Outra dica é tomar bastante água durante o dia, pois isso ajuda a eliminar as toxinas e melhora o funcionamento do organismo. Além, é claro, da prática de exercícios físicos periodicamente, que auxiliam o metabolismo e favorecem a circulação.
Tenha momentos de silêncio
Por fim, possibilite aos seus ouvidos períodos de descanso. Isto é, sempre que possível, vá para um lugar silencioso. O ideal é que esses “repousos” sonoros sejam feitos de uma a duas vezes ao dia. Saiba que esses tipos de lesões ocorrem de maneira lenta, gradual e, muitas vezes, podem ser irreversíveis.
Use chapéus ou protectores auriculares durante o tempo frio
A exposição frequente ao tempo frio, sem proteção auricular, pode aumentar o risco de perda auditiva. Isto deve-se ao facto de o seu corpo poder reagir a estas exposições aumentando o crescimento dos ossos no canal auditivo, para “bloquear” o frio. Este crescimento adicional chama-se exostose. É comum entre esquiadores, praticantes de snowboard e surfistas, que estão expostos a temperaturas baixas e/ou água fria. É aconselhado usar-se chapéus ou protetores auriculares com temperaturas de aprox. 15 ºC ou inferior. Embora estas temperaturas não pareçam frias, trata-se de uma temperatura em que os seus vasos sanguíneos começam a contrair-se para consolidar o calor, deixando os seus ouvidos mais suscetíveis ao tempo frio.