Segunda-feira, Julho 22, 2024
Google search engine
InícioDicasComo parar a quebra do cabelo natural?

Como parar a quebra do cabelo natural?

  1. Pare de secar seu cabelo natural com toalhas

Sabemos que é tentador, mas pare de fazer isso! Quando o cabelo natural está molhado, está em seu estado mais vulnerável. Esfregar o cabelo com uma toalha de algodão seco pode ser catastrófico, pois as fibras ásperas se prendem e puxam o cabelo. Isso deixa você com fios secos e quebradiços, altamente propensos à quebra. Use uma toalha de microfibra ou uma camiseta macia para secar o cabelo e evite esfregar. Em vez disso, use a toalha para espremer suavemente e enxugar o excesso de água. É muito simples.

  1. Pare de usar temperatura muito alta no seu cabelo natural

Você sabia que íamos dizer isso também, certo? Bem, para as pessoas na parte de trás, pare de usar temperatura alta no seu cabelo natural! O calor é a causa raiz da quebra natural do cabelo. O calor direto, como o uso de secadores de cabelo, ferros de frisar ou chapinhas, retira a umidade do cabelo natural de suas camadas mais profundas, causa pontas duplas e danos à cutícula, o que acaba levando à quebra do cabelo natural. Se precisar secar o cabelo com secador, use uma temperatura baixa, use um protetor de calor antes de pentear e opte por ferramentas quentes de cerâmica, pois elas distribuem o calor de maneira mais uniforme.

  1. Use seus dedos para desembaraçar seu cabelo natural

Neste ponto da jornada do seu cabelo natural, você sem dúvida sabe que desembaraçar com os dedos pode ser uma tarefa bastante tediosa. É o caminho a seguir, se você quiser tratar seu cabelo natural o mais suavemente possível. Usar os dedos para desfazer os nós significa menos estresse na haste do cabelo e, portanto, menos quebra. Leva algum tempo para se acostumar no começo, mas é uma boa tarefa de domingo à tarde depois de um dia de lavagem de cabelo, enquanto você assiste seus programas favoritos de TV.

  1. Use as ferramentas certas para desembaraçar seu cabelo

Se você realmente não tem tempo para desembaraçar com os dedos, dê uma boa olhada nas ferramentas de desembaraçar que está usando. Usar um pente de desembaraçar de dentes largos é melhor – e certifique-se de não desembaraçar seu cabelo natural enquanto estiver molhado! Mas certifique-se de que seu cabelo também não esteja completamente seco, pois os fios de cabelo também podem estar mais fracos neste ponto. Você quer que seu cabelo esteja úmido para facilitar o desembaraço com danos mínimos.

  1. Use estilos de proteção com mais frequência

Menos manipulação é igual a menos quebra. Como a maioria dos naturalistas sabe, penteados protetores são a chave para manter o cabelo tipo 4 saudável e hidratado. Ao usar seu cabelo em um estilo protetor, você dá ao seu cabelo natural a tão necessária soneca de beleza e um espaço seguro para crescer, sem muita interrupção. Hoje em dia, existem vários estilos de proteção para escolher. Escolha bobinas de dedo, torções marley boêmias, trancinhas ou as sempre flexíveis extensões de cabelo encaracoladas se quiser manter uma aparência semelhante ao seu próprio cabelo natural.

  1. Envolva seu cabelo em uma touca de seda à noite

Falando em penteados protetores, você sabia que apenas dormir pode causar estragos no cabelo tipo 4? É isso mesmo… enquanto sua pele descansa, seu cabelo pode não ficar igual se não for cuidado adequadamente à noite. Se você dorme com o cabelo solto em um travesseiro de algodão (como a maioria de nós faz), seus fios de cabelo puxam e ficam presos nas duras fibras de algodão, causando quebra e emaranhamento enquanto você dorme! O algodão também faz com que os cabelos crespos e naturais percam umidade, sugando até a última gota do cabelo natural (já seco). E se você é do tipo que fica se revirando a noite toda, isso piora o problema. Em vez disso, certifique-se de enrolar cuidadosamente o cabelo antes de dormir e prenda-o com um gorro de seda ou cetim. Como esses tecidos têm fibras bem tecidas e têm mais “deslizamento”, seus fios de cabelo deslizarão facilmente sob eles sem atrito. O cetim também ajuda o cabelo a reter a umidade durante a noite, portanto, com o tempo, você será o orgulhoso proprietário de um cabelo mais saudável.

  1. Não lave o cabelo com shampoo regularmente

O xampu é uma espécie de arquiinimigo do cabelo natural. Sim, o xampu limpa o cabelo, mas também tem o superpoder de retirar os nutrientes vitais do cabelo, deixando-o seco e quebradiço. Por quê? Porque a maioria dos shampoos contém surfactantes como sulfatos. Para quem tem cabelos oleosos, os sulfatos podem ser uma bênção, pois ensaboam bem, dando ao cabelo aquela sensação de limpeza completa. No entanto, para quem tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos, os sulfatos apenas ressecam ainda mais o cabelo. Ao escolher um xampu, é importante escolher um com ingredientes hidratantes como glicerina, óleos e manteigas naturais –  como óleo de jojoba ou manteiga de karité, óleos de sementes – como óleo de semente de uva e óleo de semente negra. Outra opção é co-wash o cabelo natural (somente condicionador), o que adiciona hidratação e limpa suavemente ao mesmo tempo.

  1. Corte (trim) as pontas quebradas

Olha, sabemos que ninguém adora cortar o cabelo – especialmente quando você está tentando deixá-lo crescer! Mas, às vezes, um pequeno sacrifício no curto prazo resulta em ganhos maiores no longo prazo. Nesse caso, se você tiver pontas secas, mortas ou duplas, elas não farão nada para ajudar na queda ou quebra do cabelo. As pontas duplas acabam subindo pela haste do cabelo, emaranhando-se com os fios de cabelo mais saudáveis ​​e causando mais emaranhamento e quebra do que você faria se simplesmente os cortasse. E, infelizmente, não há como consertar as pontas duplas quando elas aparecem. Para evitar isso, certifique-se de cortar duas a três vezes por ano, cortando 1/4 de polegada de cada vez. Você também pode optar por uma varredura, que apenas removeria os bits mortos e reteria o comprimento.

  1. Use o condicionador profundo regularmente

Juntamente com um xampu suave e hidratante, o cabelo tipo 4 deve ser condicionado e profundamente condicionado para obter a máxima retenção de umidade. Um condicionador é ótimo para usar na hora da lavagem, pois amacia o cabelo e ajuda a desembaraçar. A maioria dos condicionadores, no entanto, funciona apenas na parte externa do cabelo. Quando você condiciona profundamente o cabelo natural, os ingredientes penetram mais profundamente na haste do cabelo, condicionando de dentro para fora. Tente condicionar profundamente seu cabelo regularmente e veja seu cabelo crescer mais rápido e saudável!

  1. Verifique seu equilíbrio de proteína e umidade

Embora falemos em hidratar o cabelo natural tipo 4, é importante também fazer um tratamento com proteínas, se necessário. Se você achar que suas bobinas estão flácidas, crespas, não estão segurando bem ou parecem estranhamente macias, você pode estar precisando de um reforço de proteína. Uma maneira rápida de saber é pegar uma única mecha de cabelo entre o polegar e o indicador e esticá-la. O cabelo saudável deve esticar cerca de um terço a mais do que seu comprimento natural e, em seguida, voltar à forma. Se o cabelo quebrar rapidamente, provavelmente está muito seco. Se esticar demais, você pode precisar de mais proteína. Procure ingredientes como proteína da seda, farinha de aveia, proteína hidrolisada e queratina, e procure palavras-chave como “fortalecimento” ou “reparação” ao comprar tratamentos com proteínas. Cuidado, porém … muita proteína pode resultar em mais quebra e cabelos secos, opacos e crespos. É por isso que é importante ficar de olho nos níveis de umidade do cabelo, bem como nos níveis de proteína, para manter o equilíbrio perfeito para cachos saudáveis, sem frizz e sem quebra.

  1. Cuide do seu couro cabeludo

Nosso cabelo cresce no couro cabeludo, não nas pontas. Enquanto alguns podem dar às suas pontas TLC extra, eles podem negligenciar a parte mais importante do cabelo… o couro cabeludo! O acúmulo de oleosidade, bactérias e fungos invisíveis podem ser os principais culpados por cabelos pouco saudáveis ​​que resultam em queda excessiva. Certifique-se de usar uma esfoliação do couro cabeludo ou xampu clareador de vez em quando, para equilibrar os níveis de pH do couro cabeludo e manter os folículos capilares felizes. Você pode facilmente clarear o cabelo em casa com um enxágue de vinagre de maçã, misturando algumas colheres de sopa de vinagre de maçã com água e aplicando-o no couro cabeludo antes de enxaguar.

  1. Aprenda as técnicas de hidratação certas para seu tipo de cabelo

O cabelo de cada pessoa é diferente. E embora o cabelo tipo 4 compartilhe as mesmas propriedades básicas em todos os aspectos, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você. O método de hidratação mais popular, no entanto, é o método LOC (líquido, óleo, creme), no qual você aplicaria esses produtos no cabelo em uma ordem específica para maximizar a retenção de umidade. Alguns preferem o método LCO (líquido, creme, óleo), envolvimentos hidratantes ou vaporização do cabelo como outras técnicas para aumentar a hidratação. Experimente uma variedade para aprender o que funciona melhor para o seu cabelo.

  1. Controle sua dieta

Você é o que você come! Você já notou sua pele brilhando quando você corta alimentos processados ​​e aumenta a ingestão de água? Esse é o seu corpo literalmente projetando sua bondade de dentro para fora. O mesmo acontece com o seu cabelo.

Uma dieta rica em ácido fólico, biotina, niacina, ferro e cálcio fortalece o cabelo natural, reduzindo a queda e a quebra. Nem é preciso dizer que beber mais água ao longo do dia (principalmente se você mora em um clima seco ou frio) também ajuda na hidratação do seu cabelo. Se você está lutando para comer uma dieta balanceada que inclua esses nutrientes, considere suplementos de biotina ou ferro para cabelos, pele e unhas mais saudáveis.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments