Existem muitos monumentos do tempo colonial no nosso continente não citarei todos porque são muitos. Temos o monumento de Rhodes, Horse, Voortrekker, em África de sul, Ruínas da ilha de Bounce na Será Leoa, Casa de escravos, Castelo de são Jorge de Mina, em Senegal, A estátua de Mouzinho de Albuquerque, Fortim de São Lourenço, em Moçambique.
E nos monumentos de escravidão temos: O monumento histórico aos escravos, em Tanzânia, e vários incontáveis museus de escravidão espalhados em Angola, Moçambique, entre outros países da África. Etc.
Esses monumentos deveriam ser destruídos por seguintes Motivos:
1. A baixa autoestima
Quando os nossos filhos olham pra estátuas de pessoas negras acorrentadas, desprezam os seus antepassados, olham pra eles como fracos e sem importância e passam a colonizarem-se amando e adotando a cultura ocidental. É por causa deles que muitos perguntam a onde é que os nossos líderes estavam no tempo colonial.
2. Não nos representam
O que os monumentos dos colonizadores têm haver com a nossa identidade? Que benefícios nos trouxeram no passado? Se uma pessoa matar e triturar a tua família e fazer uma estátua dele na sua casa, como se sentiria? Será que as pessoas que foram colonizadas se estivessem vivas gostariam de ver esses monumentos? Essas são as perguntas cujas as suas respostas mostram o quão é errado ter essas coisas no nosso continente.
3. Mostram uma falsa independência
Se nós fomos independentes não tem o porquê termos aquilo. A África de sul quebrou alguns monumentos coloniais. E isso não deve parar por aí. Os nomes dos países, províncias, cidades, universidades, portos, lagos, etc, deveriam ser atualizados, e serem substituídos por nomes africanos.