A correlação entre riqueza e religião tem sido um pomo de discórdia por muitos anos. Afinal, religião é um sistema cultural que frequentemente envolve crença em forças sobrenaturais e pode ter a intenção de fornecer um sistema moral ou um significado de vida. Basta dizer que religiões são supostamente sobre fé e espiritualidade.
No entanto, religião é muito parecida com qualquer outra organização que tem renda e despesas. Portanto, você pode pensar em religião organizada muito como um negócio. Riqueza é o status de ser o beneficiário ou proprietário de uma grande acumulação de capital e poder econômico. De qualquer forma, existem muitas religiões por aí que são realmente organizações ricas.
Aqui estão as 10 religiões mais ricas do mundo:
1-Igreja Católica Romana
A Igreja Católica é considerada a organização mais rica do mundo. Você pode dizer que é a maior potência financeira do planeta. Então, quaisquer que sejam seus pensamentos sobre o aspecto religioso, você tem que admirar o balanço.
Seu orçamento operacional está na casa das centenas de bilhões de dólares, o que é muito maior do que algumas das maiores empresas do mundo. Sendo provavelmente o grupo religioso mais popular do mundo, a igreja é financeiramente e fisicamente dotada.
Não é realmente surpreendente que a igreja tenha chegado ao topo das religiões mais ricas do mundo. Isso se deve ao fato de ser a seita religiosa mais populosa do planeta.
A riqueza da igreja está em sua história, de peças de arte inestimáveis a imóveis turísticos de primeira linha, a religião foi capaz de esculpir uma renda consistente que atrai seus bilhões de membros fortes.
A Igreja Católica possui algumas das maiores obras de arte já feitas na história do mundo. Ela também possui vastos depósitos de ouro e bilhões de dólares em ativos. A igreja também ganha uma quantia significativa de renda do setor de turismo, já que o Vaticano é considerado uma cidade-estado independente.
Por outro lado, eles têm um baixo custo de pessoal, pois ao entrar no chamado, padres e freiras católicos fazem um voto de pobreza e não possuem nada para si. O dízimo é encorajado pelos ensinamentos da igreja, e se você fizer as contas em um bilhão de membros, isso é renda suficiente para trabalhar.
Os números de ativos das igrejas são difíceis de obter, mas o próprio Vaticano está cheio de ativos e investimentos em segurança na casa dos bilhões de dólares. Os números são envoltos em segredo, mas o tamanho da filiação das igrejas garante que ela esteja sempre no verde.
2-Islã
O islamismo é uma religião monoteísta que é uma das que mais cresce no mundo. Grande parte da riqueza da religião é creditada à sua presença na maioria dos principais países ricos em petróleo do planeta – sendo o Oriente Médio. Não é segredo que algumas das nações mais ricas do mundo estão na pequena área do Oriente Médio.
A sede do império do petróleo, o Oriente Médio tem sido um símbolo de riqueza por muitos anos. Com o islamismo sendo predominante naquela região, é também a motivação por trás do motivo pelo qual a religião é a número dois nesta lista. O islamismo não tem nenhuma lei contra a obtenção de riquezas, e uma grande parte dos muçulmanos acabam sendo pessoas ricas.
3-Judaísmo
Os judeus há muito tempo são associados à riqueza. Dizem que aqueles que praticam o judaísmo acumularam a maior riqueza entre todos os crentes em religiões do mundo. Isso não é um perfil estereotipado, pois os judeus são conhecidos por serem adeptos do mundo dos negócios. Embora o judaísmo seja monoteísta, ele não é homogêneo, pois tem muitas visões diferentes.
As maiores correntes e movimentos são o judaísmo rabínico, o judaísmo ortodoxo, o judaísmo conservador e o judaísmo reformista. Além de sua terra natal em Israel, seus membros também têm influência econômica suficiente nos Estados Unidos para formar um lobby poderoso que pode influenciar e influenciar as decisões de líderes políticos.
4-Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um grupo religioso distinto, que é considerado uma das religiões mais ricas e de crescimento mais rápido do mundo.
Seus membros são chamados de mórmons e podem ser encontrados em todos os lugares, da Escandinávia ao Japão. Quase 90% das finanças da igreja vêm de contribuições dos membros, chamadas dízimos, nas quais os membros são obrigados a dar 10% de toda a sua renda.
5-Igreja Anglicana
De certa forma, a Igreja da Inglaterra também é uma forma de protestantismo. Ela só foi formada por causa do desejo do rei da Inglaterra, Henrique VIII, de se divorciar de Catarina de Aragão. Era algo que a Igreja Católica não lhe concederia.
Embora tenha começado assim, os anglicanos cresceram para se tornar um tremendo corpo religioso. Também conhecida como anglicanismo, a igreja arrecada centenas de milhões em renda a cada ano por meio de cestas de dízimos.
6-Episcopal
A Igreja Episcopal foi fundada nos Estados Unidos em 1785 e tem suas origens na Igreja da Inglaterra nas colônias americanas. A igreja se separou do anglicanismo quando o clero da Igreja da Inglaterra foi obrigado a jurar lealdade ao monarca britânico.
Além dos Estados Unidos, ela se estendeu a diferentes países ao redor do mundo. Seus membros são provavelmente os mais abastados nesses países, e isso contribui para a riqueza da religião.
7-Hinduísmo
Todos os deuses no hinduísmo vivem em riqueza. O hinduísmo está firmemente enraizado na crença de que a abundância e a riqueza vêm como presentes dos deuses.
Na verdade, os deuses hindus vivem em riqueza e opulência, e os devotos hindus amontoam presentes de adoração e apreciação de efígies para eles. Não é nenhuma surpresa que o hinduísmo seja uma das religiões mais ricas do mundo.
O ethos hindu é estar em uma busca constante de autorrealização e autoconhecimento, então não é um sistema que você nunca “chega ao cume”. O objetivo é encontrar riqueza mental e física por meio das práticas religiosas hindus e, com um resumo tão grande, é uma busca para toda a vida.
8-Protestantismo
O protestantismo é uma divisão do cristianismo que tem muitos seguidores. O protestantismo é basicamente a separação do reinado da sede do Vaticano. Na verdade, envolve qualquer denominação no mundo cristão que negue a autoridade do papa em Roma. A religião existe desde o século XVI.
Ela afirma os princípios da reforma e acredita na primazia da Bíblia como a única fonte da verdade. Os protestantes dependem muito da Bíblia para orientação prática, direção viável, e inúmeras igrejas protestantes também dependem de doações e compromissos magnânimos por dinheiro. Esses fatores tornaram a religião uma das mais ricas do mundo.
9-Cristianismo não denominacional
Cristãos não denominacionais seguem os princípios básicos do protestantismo sem serem submetidos a seus credos. A seita religiosa viu um aumento na filiação devido ao crescimento e popularização de mega igrejas em todo o mundo.
Há também um apelo moderno e secular ao cristianismo não denominacional. Muitos pastores que estabelecem igrejas por meio dessa religião dependem amplamente do dízimo regular de seus membros para fluxo de caixa.
Curiosamente, a maioria das igrejas como essas são ricas por causa da devoção de seus membros quando se trata de ofertas da igreja.
10-Igreja da Cientologia
A Igreja da Cientologia é dedicada à promoção do sistema de crenças da Cientologia. L. Ron Hubbard fundou a religião em 1952, um desdobramento de seu programa de autoajuda chamado Dianética.
A religião da Cientologia funciona por meio de assinaturas, nas quais um membro da igreja sobe de posição dentro da igreja pagando a taxa exigida. É uma configuração incomum para uma organização religiosa, mas isso atraiu muitas celebridades no mundo. Custa muito para um membro subir de posição.
As taxas de inscrição são ridículas, mas oferecem pureza de corpo e alma se você persistir. Conforme você paga, você pode subir de posição na igreja, ganhando mais respeito e pureza. Essa é certamente uma boa maneira de ganhar dinheiro para a igreja.